Domingo, 3 de Junho de 2007

Processos colaborativos nas comunidades de aprendizagem em rede

As comunidades em rede são antes de mais e acima de tudo uma forma completamente inovadora de aprendizagem, a educação ganha novos moldes, em novo espaço forma-se um conceito totalmente novo e único.

Estas comunidades on-line, ocupam um espaço virtual, são meio de suporte informativo, lugar de construção de conhecimento e partilha de aprendizagens. Aqui insurgem-se duas palavras associadas, colaboração e cooperação. De facto, o contexto de aprendizagem colaborativa tem evoluído se era tido como análise individual do funcionamento de processos no grupo, sem dedicar muita atenção aquilo que é a interacção social, agora, ganha novos contornos, os modelos colaborativos incidem sobre o grupo e a interacção social que este desenvolve nas ou através das redes digitais. Quanto à aprendizagem cooperativa esta baseia-se naquilo que é a distribuição do trabalho pelos membros integrantes do grupo acompanhada então da colaboração destes mesmos para a realização uníssona e sincronizada de uma tarefa ou problema.

O professor assume um novo papel, passa a ser elemento mais autónomo e facilitador das tarefas dos alunos em vez de apenas transmissor, o que enriquece o desempenho do aluno que passa a ser mais activo e a relação professor-aluno ganha novas dimensões, a meu ver, positivas, pois existe uma aprendizagem como processo de transmissão, o aluno aprende pelas suas próprias competências sobre a mais correcta orientação, é uma aprendizagem centrada no aluno, ele é figura central, o seu papel é enfatizado, é uma aprendizagem como participação, existe construção, interacção, processos sociais envolvidos, eu faço parte de uma comunidade que vai partilhar conhecimentos eu com ela vou cooperar e colaborar para evoluir.

As tecnologias de informação e comunicação deixam, assim, de ser simples meio de contacto para ser instrumento, instrumento de aprendizagem, de construção colaborativa de conhecimento, mudando a forma como os alunos aprendem abrindo possibilidades a novas formas de aprender e transmitir conhecimento.

As redes não são apenas novos espaços de acesso e transmissão de informação, são lugares educativos, propõe-se uma comunidade online, onde se partilha, expõe perspectivas individuais que são confrontadas com as restantes de todo um grupo, um lugar de iniciativa, de construção, onde aprender é uma orientação para a comunidade e pela comunidade, existe um envolvimento mútuo.

Em suma, este novo meio de aprendizagem que são as redes, as comunidades online, são acima de tudo flexíveis e dinâmicos, chamam a exposição individual, pedindo colaboração e cooperação em grupo, cria-se conhecimento, transmite-se informação, partilha-se saber, sob orientação do professor, interage-se, com este novo manusear tecnológico leva, ainda, ao desenvolvimento das interacções e relações sociais no âmbito das redes de aprendizagem e por aqui se caminha e dá forma para uma sociedade do conhecimento.                                                                                                                                                         

Dias, Paulo(2004). Processos de aprendizagem coloaborativa nas comunidades online . in Ana Augusta da Silva Dias e Maria João Gomes (coords.), E-Learning para E-Formadores. Guimarães: TecMinho/Gabinete de Formação Contínua, Universidade do Minho

 
publicado por Fantastic 4 às 13:58

link do post | comentar | favorito
|

.Nós...no sentido figurado :)

.Pesquisar neste blog

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Vamos de Férias!!!!!

. As Tecnologias da Informa...

. Redes e contextos de educ...

. Processos colaborativos n...

. Impacto das comunidades d...

. Abordagens educacionais n...

. Educação e sociedade em r...

. uffa...já chegaram as fér...

. Correio electrónico

. O Modelo de Abraham Moles

.Arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

.Links