Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2006

Correio electrónico

 

 E-mail, correio-e, correio electrónico

 

 

   Tantos sinónimos para uma palavra só. Pensemos antes de mais, na história da Internet para percebermos a importância do correio electrónico.

   Surpresa nossa aquando a nossa pesquisa descobrimos que o e-mail é anterior ao surgimento da Internet, porque os sistemas do correio electrónico foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores a que chamamos a Internet.

O primeiro sistema de troca de mensagens foi criado em 1965, em 1966 o sistema AUTODIN parece ter sido o 1º a possibilitar a transferência entre diferentes computadores.

   O programador Ray Tomlinson estreou o uso do sinal @ para a separação da máquina no endereço de e-mail e o nome do usuário, isto é em 1971.

   O que é o correio electrónico? É um composto de programas de computador que tem como suporte a funcionalidade de cliente de e-mail e de um ou mais servidores de e-mail que, através de um endereço do e-mail conseguem transmitir uma mensagem de um usuário para outro. Estes sistemas utilizam protocolos de Internet que permitem a circulação de mensagens de uma pessoa para outra ou para vários pessoas que possuem um computador ligado a Internet.

   E-mail, correio-e, ou correio electrónico, ou ainda email é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas electrónicos de comunicação.

   O correio electrónico tornou se tão popular devido a sua grande facilidade em quebrar barreiras geográficas. Pessoas que estão em diferentes continentes, países ou cidades podem comunicar, desde que possuam computadores ligados a Internet, eles podem enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer parte do mundo. Torna as relações mais próximas mesmo estando longe.

 

                                                    

Desvantagens:    ● Vírus;

                          ● Fraudes;

                          ● Falta de conhecimento dos internautas;

 

Vantagens:   ● Barato;

                    ● Ecológico;

                    ● Rápido;

                    ● O conteúdo pode ser muito diversificado;

                    ● Possibilita o envio do mesmo conteúdo para diferentes

                       pessoas em simultâneo;

  

   O correio electrónico está a tornar-se cada vez mais importante como método de comunicação. Qualquer organização de um serviço de e-mail é segura, rápida,  tem antivírus, anti-spam ( spam é uma mensagem electrónica não solicitada enviada em massa) , listas de correio electrónico, índices (vulgos directórios), resolução de nomes e endereços, livros de endereços. A abertura de uma conta de correio electrónico pode ser feita através de um qualquer fornecedor de serviço Internet, ou de forma gratuita através dos serviços tipo disponibilizados na rede.

 

O correio electrónico mudou muito o nosso dia a dia tornou-se num meio de comunicação tão indispensável como o telemóvel. Criamos uma certa dependência a esta tecnologia, sendo um meio fácil e económico de transmitir informações ou comunicar.

Tentemos agora imaginar nosso dia sem um telemóvel ou Internet? Seria um feito muito complicado, se nunca o tivéssemos tido era uma coisa, agora que surgiu, criou uma dependência. Quando esquecemos o telemóvel sentimos um “incómodo”, uma espécie de falta. O correio electrónico iguala-se a este tipo de comunicação, mas em menor escala talvez, uma vez que é necessário possuir Internet para poder ter correio electrónico e não será um caso generalizado.

publicado por Fantastic 4 às 18:00

link do post | comentar | favorito
|

.Nós...no sentido figurado :)

.Pesquisar neste blog

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Vamos de Férias!!!!!

. As Tecnologias da Informa...

. Redes e contextos de educ...

. Processos colaborativos n...

. Impacto das comunidades d...

. Abordagens educacionais n...

. Educação e sociedade em r...

. uffa...já chegaram as fér...

. Correio electrónico

. O Modelo de Abraham Moles

.Arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

.Links