Quarta-feira, 22 de Novembro de 2006

Tecnologias, para todos???

 

                                    

   A ideia inicial era de facto discutirmos as desigualdades de acesso á informática visto esta se dizer para todos quando na realidade nem todos tem acesso ao mundo cibernético. Se olharmos para o percurso das tecnologias e sua evolução até aos dias de hoje tornasse de facto assustador, temos a sensação que se não tivermos conhecimentos em informática seja no mais básico como Word, Excel e etc , estamos completamente perdidos, atrasados, pode-se ate dizer incompetentes.

   Tudo começa na escola com os trabalhos, os alunos começam desde cedo a trabalhar no mais básico dos programas para a sua realização e aprendem com muita facilidade até, mas o que é certo é que quando envolve trabalhos de pesquisa muitos alunos não tem como investigar pois o factor computador em casa é inexistente. Este “utensílio” é caro e nem sempre é para o bolso de todos, nem a Internet chega a todas as áreas, muitas escolas no interior não são equipadas deste tipo de materiais que hoje em dia são indispensáveis…igualdade no acesso??? Pois é….quem não tem é bom que se desenrasque pois os T.P.C são importantes para avaliação e têm que se entregar, certo?

   Isto está longe de deixar de ser um problema pois as desigualdades sociais não desaparecem e não se podem ignorar, tal como a evolução existe e não nos podemos deixar estagnar no tempo temos que tentar seguir os seus passos e se as novas tecnologias nem sempre estão ao nosso alcance em termos económicos/financeiros,pelo menos que nos mantenhamos longe da ignorância e minimamente informados,pois esse é outro requisito assustador com que nos confrontamos no dia a dia, quando procuramos emprego, nas escolas, ou até mesmo os professores de outas épocas que subitamente tiveram que aprender como trabalhar com power points, Excel, e outros programas para como dizem os ingleses : “to keep up “!!!

   Neste artigo emerge ou é bem vísivel a preocupação dos mais “velhos” e o seu lugar frente ás tecnologias e o entrave que estas trazem, fala-se da rapidez com que o progresso lhes invade e de certo modo lhes trucida, fazendo-lhes sentir incompetentes de certo modo e dizendo isto abruptamente dispensáveis, pois nos seua empregos pessoas com 40-45 anos sentem-se completamente ultrapassados po “putos” que sabem daquilo como ninguém! Pois é, e o que fazer para isto não acontecer? Só há uma solução, APRENDENDO!!

   Isto caros colegas é de facto como refere este artigo” o domínio do conhecimento e controlo da informação”.

   Um dia as tecnologias da informação chegará a todos, a informática chegará a todas as pessoas mas caros colegas….NÃO É PARA JÁ!!

Sentimo-nos:: Com muito para aprender!!!
publicado por Fantastic 4 às 11:41

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Clara Coutinho a 26 de Dezembro de 2006 às 19:38
Abordam uma questão importante que urge reflexão. Será que a escola se vai manter á margem da evolução tecnológica e esquecer o que se passa lá fora?

Comentar post

.Nós...no sentido figurado :)

.Pesquisar neste blog

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Vamos de Férias!!!!!

. As Tecnologias da Informa...

. Redes e contextos de educ...

. Processos colaborativos n...

. Impacto das comunidades d...

. Abordagens educacionais n...

. Educação e sociedade em r...

. uffa...já chegaram as fér...

. Correio electrónico

. O Modelo de Abraham Moles

.Arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

.Links