Sexta-feira, 10 de Novembro de 2006

Educação Formal e Educação Não-Formal

Educação formal:

v     Forma de ensino regular;

v     É uma educação oferecida pelos sistemas formais de ensino em escolas, faculdades, universidades e outras instituições, que se constitui numa forma hierarquizada de ensino;

v     É ministrada numa sequência regular de períodos lectivos;

v     Aplicada em instituições educacionais formais, publicas ou privadas que normalmente se constitui numa progressão de educação a tempo inteiro e corresponde ás diferentes etapas em que se encontra estruturado o processo educativo;

v     Obedece a um programa sistemático e planeado;

v     Ocorre durante um contínuo e predeterminado período de tempo;

v     Segue normas e directrizes impostas pelo governo;

v     Em suma, está presente no ensino institucional, gradual e hierarquicamente estruturado.

 

 

 

Educação não formal:

   Define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que normalmente se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino, do tradicional, trata-se de uma educação permanente, que privilegia objectivos do saber estar e fazer. Saber estar numa relação com os outros, situar-se nas necessidades individuais e comunitárias. Trata-se então, de um ensino não rígido nem teórico mas prático aliado ás experiências de vida, com uma mãozinha do quotidiano, ao ritmo do dia-a-dia, portanto em constante mudança.

   A educação não formal parte ao encontro da necessidade dos outros isto porque cada um é como é e torna-se necessário seguir os seus passos, sendo eles vagarosos ou rápidos. A educação não formal permite e dá esse tempo, não é constituída nem pressionada por programas rígidos trata-se de uma educação extra-escolar onde as crianças e não só, podem dar largas a suas imaginação e criatividade, onde se fazem actividades lúdicas de aprendizagem qualitativa, mais interessante é flexiva no tempo espaço; é aprender viver as situações, é prática em cima de tudo.

 

   Pode se dizer que a educação não formal surgiu para cobrir carências claras desta sociedade, das escolas ditas formais e do meio em que vivemos, pois averigua-se a qualidade para uma boa aprendizagem que vem, como vimos a referir, ao encontro do que o individuo necessita interiormente e exteriormente.

   Todos os tipos de educação são deveras importantes para crescemos e evoluirmos mas como ser humanos, emotivos e carentes que somos, podemos ser alguém sem a chamada educação não formal ou informal? Seria possível?    

   Achamos que não talvez por isso cada vez mais existam centros de dia, instituições, formações, programas de televisão educativo/ didácticos, coisas que nos fazem sair da rotina e nos fazem viver; acreditando estar vivo e porquê.

 

Educação não formal é viver praticando, viver aprendendo.

 

 

 

Sentimo-nos:: experts no assunto!!
publicado por Fantastic 4 às 00:06

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Clara Coutinho a 12 de Novembro de 2006 às 10:26
Bom dia a todas! Acabo de ler o vosso post semanal e posso dizer que cumpre os requisitos propostos: está bem escrito, é claro, explicita os conceitos não deixando dúvidas ao leitor.
Apenas vos falta indicar as referências (autores em que se inspiraram) para o escrever. Também seria boa ideia deixar um link para "mais informação" para quem quisesse saber mais sobre o assunto.
Um pormenor: porque razão escolheram dois tipos de letra para o mesmo post? Pessoalmente gostei mais do layout da primeira parte (ed. formal) do que do da segunda, mas o que importa é a coerência/harmonia visual. Torna tudo mais comunicativo!

Comentar post

.Nós...no sentido figurado :)

.Pesquisar neste blog

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Vamos de Férias!!!!!

. As Tecnologias da Informa...

. Redes e contextos de educ...

. Processos colaborativos n...

. Impacto das comunidades d...

. Abordagens educacionais n...

. Educação e sociedade em r...

. uffa...já chegaram as fér...

. Correio electrónico

. O Modelo de Abraham Moles

.Arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

.Links