Quarta-feira, 8 de Novembro de 2006

fantastic reflexão:"Instruir ou construir?"

    A dicotomia entre objectivismo e construtivismo de que nos fala o texto remete-nos para a importância da mesma para a tecnologia educativa e os modelos que esta suporta,e mesmo no exercer do papel do professor e isto porquê? Porque é a separação/definição destes dois conceitos que nos permitem entender a percepção dos mesmos ,o modo como assimilamos as coisas, as percebemos e podemos dar o nosso feedback. 

   Não se pode dizer que o objectivismo por si só basta,mas esta é extremamente importante para que o aluno aplique os conceitos tal como eles são,que conheça a sua dimensão prática, lógica e isso só o objectivismo pode oferecer como refere o texto: "...já que o mundo pode ser descrito por modelos da teoria dos conjuntos, que são os modelos proporcionais das teorias cognitivas de processamento de informação que a instruçao deverá proporcionar", esta visão põe de lado a experiência , o "objectivo" é lutar para uma completa e correcta compreensão.

 

    Pois é mas hoje em dia as coisas mudam, o ensino muda, as tecnologias estão sempre a inovar e isso tudo veio melhorar a nossa aprendizagem , deixamos de ser máquinas de armazenamento de conceitos, conhecimentos isto é, meros receptores passivos e passamos a ter hoje em dia um papel mais activo e interessante na Educação.

    As tecnologias da Educação hoje permitem-nos a instruçâo, mesmo que ainda controladas pelo professor mas abertas á nossa opinião ,dando espaço á subjectividade, ao" estímulo e resposta" a uma relação de interacção importantissíma que é essencial existir pois crescemos e construímo-nos em conversa com os outros, em interacção com os outros.

    As tecnologias deviam e são um meio juntamente com o professor de transmissão de conhecimentos inevitavelmente necessários mas a interpretação que fazemos dos conceitos das coisas deve ser criado por nós,construirmo - nos para nos construirmos como pessoas, para desenvolver as nossas competências.

    O construtivismo é fundamental e existe  como alternativa á  "velha" tradição objectivista onde o mundo é aquilo que é, visão universal , única, mas somos nós que damos significado ao mundo e não é o mundo que nos impõe.

    A experiência é de facto fundamental para a nossa compreensão de tudo que nos rodeia , é o desenvolver do melhor que sabemos fazer e a instrução devia ser isso, dar-nos a capacidade de nos emanciparmos pois somos deveras seres criativos inteligentes com sede de aprender e por os nossos conhecimentos em prática, aprender aprendendo, aprender fazendo , criando.

    Essa é a diferença entre nós e o computador pois não funcionamos de modo a que as representações sejam projectadas por algoritmos, códigos, não somos automáticos e sim precisamos desse armazenamento mas a recolha de informação que fazemos deve ser apresentada com sentido, significado para além do próprio significado , actuamos heurísticamente.

    A instrução deve de facto apenas suportar isso, ajudar-nos na construção dos nossos conhecimentos na nossa evolução como seres humanos e sociais que somos!

    As fantastic 5  são mais que um nùmero de aluno, são mais que meras receptoras de mensagens , são mais que uma caixa de despejo de informação e de conhecimentos, somos pessoas com intelecto,capazes de comunicar, com imaginação , capacidades de construir um mundo novo daquele que já existe e nos querem fazer parecer.

Queremos instrução deste mundo sim, mas para criar o nosso próprio mundo!!! 

publicado por Fantastic 4 às 11:05

link do post | comentar | favorito
|

.Nós...no sentido figurado :)

.Pesquisar neste blog

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Vamos de Férias!!!!!

. As Tecnologias da Informa...

. Redes e contextos de educ...

. Processos colaborativos n...

. Impacto das comunidades d...

. Abordagens educacionais n...

. Educação e sociedade em r...

. uffa...já chegaram as fér...

. Correio electrónico

. O Modelo de Abraham Moles

.Arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

.Links